Blog
Projeto Vôlei Nova Petrópolis apresenta sua história e parcerias de 2014
O Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo é também referência em um esporte que tem como alicerce a cooperação: o vôlei. Na manhã da última quarta-feira, dia 15, os professores coordenadores do Projeto Vôlei Nova Petrópolis, Daniel e Paulo Roese, reuniram empresários, alunos e comunidade local para apresentarem a história desta iniciativa, bem como as perspectivas e parcerias de 2014. Mais de 40 pessoas participaram do evento, que aconteceu na Associação Esportiva Piá (Asespiá).
Paulo contextualizou a história do vôlei no município, que teve seu pioneirismo na década de 1940 e em 1970 foi introduzido nos currículos escolares. “O município sempre teve um talento especial para o vôlei. Em 1992 foi formada a primeira equipe adulta no município e em 1995, a UCS, colégio Frederico, Piá, Sicredi e Prefeitura Municipal uniram-se para formar outra equipe que disputou o campeonato gaúcho da categoria”, diz. Em 2001, por iniciativa do professor Daniel, surgiu o Projeto Vôlei Nova Petrópolis, que foi se consolidando e fortalecendo ano a ano. “Hoje estamos contribuindo no desenvolvimento de alunos não somente do município, mas também de Canela, Gramado, Picada Café, Linha Nova, Feliz e Caxias do Sul”, salienta Daniel.
Atualmente o projeto atende 215 alunos em seis categorias que visam o aprendizado através da brincadeira, para crianças de 6 a 11 anos, e treinamentos para competições estaduais, nacionais e internacionais, para jovens de 12 a 17 anos. Jéssica Rotta, 17 anos, participa do projeto desde os nove anos e evidenciou o quanto ele contribuiu para o seu crescimento como ser humano. “Participar dos treinos e estar envolvida com este esporte sempre me fez ver a vida de outro jeito, mais responsável. Espero que continuem apoiando esse projeto para que ele possa crescer cada vez mais e ajudar no desenvolvimento de mais jovens”, diz.
Novas parcerias
Daniel agradeceu todas as empresas que fizeram parte da história do vôlei no município e apresentou as empresas que farão parte do projeto em 2014. Sicredi Pioneira RS, Piá, Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e Móveis Germânia são os financiadores. A Prefeitura Municipal, IECLB, Academia Preventiva e fisioterapeuta Bárbara Hennemann Roese são os apoiadores. O projeto conta com a coordenação da Associação Nova Esportes Recreação e Lazer (Anerel). Neste momento também foram apresentados os novos uniformes para este ano.
Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira RS e Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, enfatizou a relevância do apoio ao projeto, que tem como principal objetivo a educação e melhoria da qualidade de vida de jovens da região. “A Pioneira é parceira do projeto desde 2006 e, desde então, vem percebendo a diferença que realiza para a comunidade, ocupando os jovens em um programa de educação que aprimora os valores morais, cria hábitos saudáveis e gera melhor integração social”, frisa. Já Beto Kny, presidente da Piá e vice-presidente da Casa Cooperativa, salientou que o vôlei é um esporte cooperativo e uma marca de Nova Petrópolis. “Apoiar o projeto é colocar em prática o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade. É acreditar nesses jovens e ter a certeza que estamos fazendo a diferença para o seu desenvolvimento”, diz.
Ao final, Paulo citou o exemplo do levantador William Arjona, que desabafou em entrevista após a conquista da Superliga Masculina de Vôlei no domingo, dia 13, que precisa todos os dias provar para alguém que é possível se destacar no esporte mesmo não tendo a estatura necessária. “Assim como William evidencia, acredito que não precisamos ser grandes. Temos que ser gigantes ao acreditar na causa e sermos apaixonados pelo que podemos proporcionar aos jovens”, conclui.