Blog

14 ABR 2014
Voltar para listagem

38 produtores de Nova Petrópolis recebem certificação do Rehagro

38 produtores rurais de Nova Petrópolis receberam quinta-feira, dia 10, os diplomas do curso de Gestão da Pecuária do Leite, desenvolvido pela Cooperativa Piá, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e Rehagro, uma instituição privada de ensino que atua na formação de pessoas para o agronegócio. O grande diferencial deste projeto é o acompanhamento dos produtores em suas propriedades de forma personalizada, com visitas entre os módulos teóricos do curso. As visitas são realizadas pelos veterinários da Piá, que encaminham e resolvem os problemas de cada propriedade, além de coletar os dados de produção e produtividade.
Durante a cerimônia de entrega, realizada na Associação dos Funcionários da Piá, Matheus Moreira, médico veterinário do Rehagro ressaltou os avanços obtidos durante os 12 meses de curso, especialmente em relação à nutrição e à reprodução dos animais. Segundo Moreira, durante este período chegou-se a um ganho de 2,5 litros de leite diário a mais por vaca nas 38 propriedades. O dado foi corroborado pelo presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, que informou que os produtores que participaram do curso entregaram 55% a mais de leite durante os últimos 12 meses.
Os produtores que participaram do curso tinham idade que variavam entre 13 e 45 anos. Vários deles falaram durante a cerimônia, com depoimentos emocionantes. “Hoje não sou apenas um agricultor, mas um empresário rural”, afirmou um dos participantes. Outra produtora relatou a situação de dificuldade que viveu há um ano atrás, quando os pais precisaram se retirar do dia a dia da propriedade, em função da idade avançada. “A propriedade estava economicamente inviável, mas conseguimos ajustar a dieta, começamos a usar o calendário vacinal, o nosso rebanho começou a se recuperar e o nosso desânimo foi se dissipando”, relatou a produtora. “Hoje, temos orgulho em dizer que somos produtores de leite da Cooperativa Piá”, completou outro participante do curso.
Segundo Gilberto Kny, o sucesso do curso deve inspirar outras três edições em Nova Petrópolis, Vila Flores e Marau, com mais 145 participantes. “O leite é uma cadeia extraordinária, mas é preciso capacitar os produtores”, ressaltou Kny. Para o presidente da Cooperativa Piá, este tipo de curso ajuda a despertar o interesse dos jovens para a continuidade das atividades nas propriedades das famílias. “A pessoa que busca novas aptidões tem que ter o foco de que é preciso sempre mudar”, finalizou Gilberto Kny.