Dicas

Voltar para listagem

Dicionário do Bem-estar: PROTEÍNA

Prédio sem cimento é igual a organismo sem proteína. Essencial na construção e manutenção das funcionalidades do organismo, a proteína é uma das melhores aliadas em nossa alimentação.

Ao ingerir proteína, o corpo humano automaticamente começa a aumentar sua produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos. Assim, o nutriente ajuda a transportar as substâncias pelo corpo e a repor o gasto das células, sendo de grande ajuda para quem pratica exercícios regularmente.

Não é à toa que vemos os apaixonados por academia consumirem proteínas logo no início da manhã, antes de seus circuitos ou após o treino): a mágica da substância está em fazer crescer e reparar os tecidos do corpo humano. Além disso, a alimentação rica em proteínas ajuda a queimar gordura e favorece a saciedade, principalmente quando você se exercita!

Apesar do que muita gente pensa, não é somente carne de animais que detém a maior parte de proteína. Laticínios e ovos também encontram em sua essência o elemento. Isso significa que você pode e deve ter uma alimentação equilibrada e saudável encontrando diversas fontes de proteína e outros elementos.

Confira dicas de alguns alimentos que também são ricos em proteína:
- Ovos
- Leite
- Iogurte
- Queijo
- Feijão
- Lentilha
- Quinoa
- Ervilhas

Apesar de ajudar em treinos, força física e disposição diária, as proteínas não devem ser consumidas em excesso. Ao fazer isso, o risco é de sobrecarregar órgãos como rim, fígado e coração. O problema é que com o excesso do elemento, o corpo precisa demandar mais funções e também acaba perdendo muita água. Para saber se a quantidade que está ingerindo é adequada, procure um profissional nutricionista).

Agora que você já sabe o que é proteína e onde encontrá-la, que tal conferir algumas receitas aqui em nosso blog?