Assistência Técnica

A Cooperativa Piá oferece aos seus produtores associados
do leite o serviço de Assistência Técnica.

Composta por uma equipe de 16 veterinários, 46 inseminadores e três técnicos, a unidade de apoio tem a função de dar suporte ao produtor, auxiliando na área médica veterinária zootécnica e no fomento à produção e qualidade do leite.

O objetivo da Assistência Técnica é apoiar ativamente e dar informações ao produtor associado do leite, conquistando, dessa forma, a sua fidelidade, o crescimento profissional do produtor e a viabilização da propriedade.

Anualmente, ela promove três seminários com palestras de alta qualidade, com temas de interesse, e organiza feiras regionais, como a de animais e tecnologias para o produtor do leite que integra o Rural Show.

A Assistência Técnica da Cooperativa Piá também realiza dias de campo regionalizados, visitas técnicas aos produtores, excursões a feiras e eventos do setor, além de participar de conselhos de agricultura e programas de rádio.

Conheça outros serviços que a Assistência Técnica oferece:

Clínica

A Clínica oferece, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, os serviços de clínica geral, reprodução, obstetrícia, sanidade, cirurgia e profilaxia para o associado produtor do leite. O atendimento é realizado por 13 profissionais, conforme solicitação do associado.

Zootecnia

Oferece acompanhamento e avaliação zootecnia linear nas propriedades através do trabalho de um médico veterinário. Possui catálogo de touros próprio, com 100% dos animais provados com padrão mínimo de parâmetros. Realiza o fomento e registro genealógicos das raças holandês e jersey.

Participação nas agropecuárias AgroPiá

Os profissionais da Assistência Técnica fazem a escolha e padronização na linha de produtos e medicamentos veterinários; transferem informações técnicas para a equipe do balcão das agropecuárias e auxiliam na orientação técnica ao associado nos casos de aquisição de equipamentos para ordenha e maquinários em geral.

Sanidade Animal

Promove a educação sanitária dos rebanhos, junto aos associados, e orienta sobre as vacinações obrigatórias. Também realiza o Programa Nacional de Controle de Eradicação da Bracelose e Tuberculose – PNCEBT.

Qualidade do leite

O projeto Qualidade do Leite tem o objetivo de auxiliar o produtor a produzir leite de altíssima qualidade dentro das normas do MAPA, através do uso de tecnologias e informações, com o intuito de otimizar a utilização da mão-de-obra, equipamentos e instalações, potencial genético dos animais e potencial produtivo da terra para a produção de leite.

Fomento

A Cooperativa Piá em cursos com a parceira da Rehagro, estes com duração de um ano, onde o produtor no intervalos entre os módulos recebe a visita de sete veterinários personalizadas, levantamentos de dados e relatórios, apoio a controles de não conformidades, fomento a tecnificação das propriedades e também a produção.
Acontece o fomento não sistemático, que ocorre durante encontros e visitas esporádicas.

Atendimento aos produtores associados

São realizados atendimentos aos produtores associados nas lojas AgroPiá, nas sedes da Assistência Técnica ou no interior. O objetivo é elucidar as dúvidas ou encaminhar as demandas à Cooperativa Piá.

Política de pagamento de leite

A PPL (Política de Pagamento de Leite) da Cooperativa Piá foi elaborada pela diretoria para ser o mais justa possível. Independente de valores. A PPL da Cooperativa Piá visa permitir que as famílias que produzem o leite para a Piá possam sobreviver e evoluir na atividade.

Dentro dessa perspectiva foram unificadas várias faixas de produção (volume). O que permitiu que pequenos produtores (pouco volume leite/dia) também recebam um valor adequado e justo pelo litro de leite.

Outro item de fundamental importância na PPL é o pagamento pela qualidade. Que segue a IN 62, e vem cada vez mais crescendo a participação do total a ser pago pelo litro.

Aspecto que orgulha a Cooperativa Piá é o pagamento em dia de seus produtores, rigor que vem desde sua fundação.

Frutas

A Cooperativa Piá oferece aos seus produtores
associados de frutas o serviço de Assistência e Fomento
na área de fruticultura.

Através dele, a empresa oferece suporte e atendimento aos agricultores desse segmento, auxiliando em diversos momentos do processo de pré e pós plantio.

O objetivo da Assistência Técnica na Fruticultura é apoiar ativamente e repassar informações aos produtores associados, criando condições melhores para o seu negócio.

Entre as atividades da unidade está a implantação de novos pomares. Para isso, é desenvolvido um projeto que especifica a maneira adequada de fazer o plantio do tipo escolhido, quais os espaçamentos corretos entre as plantas e as linhas para facilitar os tratamentos fitossanitários necessários durante o processo de produção e posteriormente a colheita, bem como a programação de recebimento das frutas pela indústria, analisando os volumes que podem ser entregues por cada produtor.

A Assistência Técnica também é responsável por ações como a “Coleta e Análise de Solo”, com avaliação e recomendações para a correção do mesmo quando necessário, e as “Podas das Árvores Frutíferas”, orientando tratos culturais e manejo com o objetivo de melhorar a qualidade das frutas que serão enviadas para a Cooperativa Piá e, por consequência, ampliar a remuneração do produtor.

Além disso, a unidade promove o “Posicionamento de Produtos Fitossanitários”, que visa uma melhor ação no controle das doenças e pragas nas frutíferas, e o “Posicionamento de Variedades Frutíferas”, que avalia aquelas que possuem maior rendimento e qualidade, bem como as que melhor se adaptam as condições climáticas da região onde serão plantadas, considerando os microclimas.

Conheça outros serviços que a Assistência Técnica Frutas oferece:

Programas de mudas de figo

Para incentivar o plantio de figo são distribuídas mudas aos produtores.
A Cooperativa tem programa de incentivo aos produtores, na formação dos pomares e financiamento, conforme a necessidade de matéria-prima, e assistência técnica. O técnico de fomento e a assistência técnica fazem acompanhamentos nas propriedades.

Encontro Técnicos

Em parceria com a EMATER / RS – ASCAR, são realizados dia de campo com os produtores. Nestes eventos, são ensinadas técnicas novas aos produtores, além de realizadas análises das maiores dificuldades dos mesmos, com retorno de qual a melhor maneira de sanar estes problemas.

Encontros antes das safras

São realizados encontros com os produtores para transmitir informações sobre as linhas de coleta e os horários que as mesmas devem ser feitas; o procedimento de recebimento das frutas; os valores das mesmas para safra e os pontos que devem ser melhorados na colheita para se obter um rendimento melhor na indústria.