Cooperativismo
Conheça o Cooperativismo
O cooperativismo é um jeito de empreender de forma coletiva e está presente em diversos setores da economia: no agro, na saúde, nos serviços financeiros, na educação, na geração de energia, no transporte, no consumo, no turismo e em muitos outros segmentos.
O coop promove o que chamamos de ciclo virtuoso de desenvolvimento, que começa com pessoas que se unem por um propósito e crescem juntas. Esse crescimento gera mais trabalho e renda na região e aquece a economia local. As pessoas começam a consumir mais, resultando em prosperidade para o negócio, para as pessoas e para a comunidade.
Tudo isso acontece por meio das cooperativas, organizações econômicas compostas por indivíduos que compartilham objetivos comuns e adotam uma gestão democrática. Seus associados são donos do negócio e os resultados, conhecidos como sobras, podem ser reinvestidos ou distribuídos entre eles. As coops são negócios competitivos e rentáveis e se destacam por colocarem as pessoas em primeiro lugar.

As cooperativas são guiadas por 7 princípios fundamentais:
- Adesão voluntária e livre;
- Gestão democrática pelos associados;
- Participação econômica dos membros;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Compromisso com a comunidade.
Como o Cooperativismo surgiu?
O cooperativismo surgiu em 1844, em Rochdale, Manchester, no interior da Inglaterra, quando trabalhadores que estavam sem condições de comprar itens básicos em função dos altos preços se uniram para conseguir melhores condições e montaram seu próprio armazém. Assim, realizavam compras conjuntas em grande quantidade, garantindo melhores condições de negociação e dividiam entre eles os itens.
Como funciona?
No cooperativismo, todos são donos do negócio. A cooperativa é constituída de forma democrática e atua com base em princípios e valores. Tal organização visa a satisfação das necessidades dos seus trabalhadores, produtores e consumidores. Em cada cooperativa, há uma diretora, que identifica desafios e oportunidades, e um conselho fiscal, que garante a transparência de todas as atividades, além de uma equipe técnica que cuida das decisões administrativas.
Onde estamos?
O cooperativismo está em todos os setores da economia. Para facilitar a representação das cooperativas, eles foram divididos em 8 ramos:
Agropecuário: Cooperativas formadas por produtores rurais que buscam melhores condições de produção e comercialização de seus produtos.
Consumo: Reúnem consumidores para a compra de produtos e serviços de forma coletiva, buscando preços mais acessíveis e qualidade.
Crédito: Cooperativas financeiras (ou de crédito) que oferecem diversos serviços bancários, como conta corrente, poupança, empréstimos e financiamentos.
Infraestrutura: Cooperativas que visam oferecer serviços essenciais, como saneamento, energia e telefonia para os cooperados.
Saúde: Unem profissionais da área da saúde ou usuários para a formação de planos de saúde e serviços de clínicas e hospitais.
Trabalho: Cooperativas formadas por trabalhadores para a prestação de serviços específicos, com foco em atividades como serviços gerais, limpeza e segurança.
Produção de bens e serviços: Cooperativas que unem trabalhadores e produtores para a produção e comercialização de bens e serviços diversos.
Seguros: O ramo mais recente do cooperativismo, criado em 2025, que reúne cooperativas para a oferta de produtos e serviços de seguro.
O Cooperativismo no Brasil
Hoje, com 4.880 cooperativas e 18,8 milhões de cooperados, o cooperativismo é um grande movimento que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O coop faz a diferença em vários setores fundamentais da economia, como saúde, alimentação, educação etc, oferecendo mais qualidade de vida para a população brasileira. Foi responsável, por exemplo, por gerar 493.277 empregos em 2021, o que reforça a capacidade desse modelo de negócio gerar cada vez mais trabalho e renda em todo o país e surgir como resposta a crises econômicas e sociais. Ainda, faz negócios de forma sustentável e que beneficiam toda a comunidade. É importante destacar também a solidez e sustentabilidade dos negócios cooperativistas, uma vez que 2.535 cooperativas têm mais de 20 anos de atuação no mercado e promovem melhores condições econômicas, sociais e de trabalho aos seus associados.
